quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Extração de areia e seixo: degradação ambiental ou desenvolvimento?

Vamos conhecer a pesquisa científica da analista ambiental, Cleane Pinheiro.
A pesquisadora mostrou em sua  dissertação de Mestrado uma abordagem da atividade de extração de agregados para a construção civil (areia e seixo) e sua relação com o desenvolvimento local, no município de Porto Grande, Estado do Amapá.

Com o objetivo  de analisar quais os impactos socioambientais foram gerados pela atividade e se a mesma tem contribuído ou contribuiu com o desenvolvimento local.

A pesquisadora observa que a mineração é uma atividade que causa degradação ambiental. No Brasil existem relatos de mineradoras que atuaram em diversas regiões sem a devida responsabilidade socioambiental, com históricos de abandonos, deixando para trás áreas degradadas e comunidades sem perspectivas de um futuro melhor.

O estudo deu suporte a elaboração de minuta do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), o qual será enviado ao órgão ambiental licenciador.

O mestrado foi realizado por um termo firmado entre o Governo do Estado, por meio da SEMA e UFPA, através Programa de Pós graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e teve como objetivo capacitar servidores públicos que trabalham nas instituições ambientais entre eles, o IMAP,  Ministério Público,  COEMA entre outros.

Se ligue no Programa Entre Vistas, na Rede Vida, "O canal da família". Logo após o Terço Bizantino com padre Marcelo Rossi.