terça-feira, 29 de agosto de 2017

10 de setembro: Diocese de Macapá participa da Coleta Nacional pela reforma da sede da CNBB


No dia 10 de setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB convida a Igreja Católica a participar da Coleta Nacional em favor de uma necessária e urgente reforma da sede em Brasília. A Diocese de Macapá também pede a colaboração de todas as paróquias do Estado, para a Companha Nacional que ocorrerá durante o ofertório das celebrações nas igrejas e comunidades, no próximo segundo domingo do mês.

De acordo com o bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, representante da Regional Norte II da CNBB - como acompanhante do Laicato, das CEBs [Comunidades Eclesiais de Base] e do IPAR [Instituto de Pastoral Regional] - a iniciativa “Juntos com a CNBB pela evangelização” promove a Coleta com a finalidade de levantar recursos para colaborar na reforma da sede da entidade, em Brasília, local central de encontro e serviço episcopal.

“Toda organização para poder funcionar precisa de recursos e de condições, e somos convidados a colaborar de acordo com a sensibilidade e possibilidade de cada um, para que a Igreja continue sendo missionária e atuante, diante da realidade complexa que e o Brasil vive, com todas as diferenças. E, entendemos que o trabalho da CNBB anima a Igreja toda, a Amazônia, o Amapá, e a nossa Diocese. Pedimos a sua contribuição, no dia 10 de setembro.”  Observou o bispo.

Segundo Dom Pedro, a decisão para a realização da Coleta Nacional foi tomada por todos os bispos na última Assembleia da CNBB, realizada entre 26 de abril e 5 de maio, em Aparecida - São Paulo.



Missão e projetos

Além de trabalhar intensamente pela comunhão fraterna entre seus membros, a CNBB tem como missão fomentar o estudo de temas comuns que estimulem a realização da ação evangelizadora em todo o País. A CNBB faz, também, ações concretas sociais importantes por meio da Campanha da Fraternidade, que acontece anualmente e atende projetos de amparo às famílias necessitadas em cada uma de suas edições. Já são mais de 50 anos e milhares de vidas transformadas. Lei da Ficha Limpa no campo político-social, o posicionamento responsável por parte do episcopado tem dado frutos. Um exemplo histórico foi a participação na apresentação na chamada Lei da Ficha Limpa. Grandemente responsável pela coleta de 1,5 milhão de assinaturas que resultou no Projeto de Lei, depois aprovado pelo Congresso Nacional, a CNBB também busca atuar com vigilância e zelo na busca da justiça e da paz diante do contexto político do país. A Lei da Ficha limpa é um sinal eficaz da união dos pastores da Igreja e do povo na busca pela coerência e verdade para que a política seja, de fato, um serviço à população.

Sede

A sede da entidade é localizada em Brasília, no setor de embaixadas da capital, e acolhe leigos, bispos, padres, além de mais de 80 colaboradores que trabalham na realização dos projetos e no caminho de evangelização. A construção foi feita há mais de 40 anos e está com sérios problemas.

Como doar?

No dia 10 de setembro, na Coleta Nacional, durante o ofertório, nas celebrações de todas as comunidades do Brasil, será possível fazer a oferta em prol da Campanha.



 Mônica Costa – Pascom, com informações da CNBB.