quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PF deflagra Operação para combater comercialização clandestina de ouro por meio do mercado de capitais nacional


MACAPÁ/AP – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã de hoje (30/11) a Operação MINAMATA* com o objetivo de desarticular organização criminosa formada por empresários, políticos e agentes públicos responsáveis pela exploração depredatória de ouro e outros recursos naturais utilizando-se de mão de obra submetida a condições de trabalho análogas à de escravo. Dentre as empresas investigadas estão Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários que atuam como intermediárias nos mercados financeiro e de capitais em todo País.

Aproximadamente 180 policiais federais cumprem, nos estados do Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo, 06 Mandados de Prisão Preventiva, 05 de Prisão Temporária, 08 Condução Coercitiva, 30 Mandados de Busca e Apreensão, além do bloqueio de mais de 113 milhões de Reais em bens móveis e imóveis.

Os empresários utilizaram uma cooperativa de garimpeiros que se instalou na área do Lourenço, o mais velho garimpo em atividade do País. A organização criminosa aproveitava-se das políticas públicas que fomentavam a inclusão social dessas comunidades de trabalhadores para atuar de forma clandestina na extração de ouro, encobrindo propósitos de exploração em larga escala sob o argumento da pesquisa mineral e lavra artesanal de pequena monta. Os danos ambientais são incalculáveis.

Os investigadores suspeitam que o grupo criminoso, com a finalidade de aumentar a exploração de ouro, tenha incentivado o uso em escala indiscriminada de substâncias tóxicas e metais pesados, como mercúrio e, até mesmo, cianeto, uma substância cujo contato pode ocasionar a morte de uma pessoa. Segundo os policiais pode ter havido, pelo menos, 24 mortes, em sua maioria por soterramento, decorrentes de condições precárias de trabalho.

A Operação, iniciada em 2016, conta com a colaboração do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, IBAMA, Departamento Nacional de Produção Mineral, da Defensoria Pública da União e da Polícia Rodoviária Federal.  A atuação conjunta dos órgãos tem por objetivo reprimir a ação criminosa de grupos contra o meio ambiente, impedindo que trabalhadores da região sejam explorados em condições subumanas.

Os investigados responderão pelos crimes de redução à condição análoga a de escravo, corrupção passiva, prevaricação, usurpação de matéria prima da União, extração ilegal de substâncias minerais, lavra ou extração não autorizada, uso ilícito de mercúrio, crime contra a fauna aquática, posse de artefato explosivo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome da operação é uma referência ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na cidade de Minamata, no Japão, nas décadas de cinquenta e sessenta.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Pastoral da Terra lança o livro Atlas e conflitos na Amazônia

Bate-papo com o coordenador da Pastoral da Terra, Padre Sisto Magro, sobre o lançamento do livro Atlas e conflitos na Amazônia em Macapá.

Saúde: como prevenir o câncer do colo do útero, diagnóstico e o tratamento

Entrevista com Dr. Gabriel Pereira sobre Saúde: Como prevenir o câncer do colo do útero, diagnóstico e o tratamento.

Saúde: A importância da vacinação para prevenir doenças

Entrevista com Karini Carneiro sobre a importância da vacinação para prevenir doenças.


Prof. Dr. Valdemar Sguissardi fala sobre privatização e financeirização da Educação superior

Bate-papo com o Prof. Dr. Valdemar Sguissardi  sobre privatização e financeirização da Educação superior.



segunda-feira, 20 de novembro de 2017

IIRSA: Redes e integração física do eixo escudo Guianês

IIRSA: Redes e integração física do eixo escudo Guianês é o tema da pesquisa de Mestrado que vamos apresentar hoje no programa Entre Vistas, com o pesquisador, professor David Hian.

Vamos falar sobre a proposta a análise da integração física entre Brasil, Guiana, Venezuela, Suriname, e quais compõem o eixo escudo guianês. 


Você sabe o que é a IIRSA? 
Então vamos conhecer como as políticas públicas intencionam construir eixos de integração infraestrutural - como transporte, energia e comunicação - entre os países da América do Sul, e qual a importância desta pesquisa para a região Amazônica. 
Às 11h 
Na Rede Vida, canal 40, o canal da família! 


domingo, 5 de novembro de 2017

Professor Dr. Rostan Martins assume uma cadeira na Academia Amapaense de Letras

 Batepapo com Professor Dr. Rostan Martins  sobre a atuação da Academia Amapaense de Letras, e a mais nova missão juntos aos demais acadêmicos que foram empossados na Academia.


Jornalista Osvaldo Simões fala sobre a missão na Academia Amapaense de Letras

Com jornalista Osvaldo Simões vamos falar sobre a missão na Academia Amapaense de Letras.

Fronteira: Seminário Internacional da Unifap vai debater cooperação entre o Amapá e as Guianas

Com o pró-reitor de Relações Interinstitucionais da Universidade Federal do Amapá, professor Dr. Paulo Gustavo, vamos falar sobre o I Seminário Internacional que vai debater temáticas relacionadas entre o Amapá e as Guianas.

Professores, empreendedores e pesquisadores palestrantes do Brasil e do exterior irão discutir diferentes temas voltados ao desenvolvimento das fronteiras Brasil Guianas - Francesa, Inglesa e Suriname - e, a programação vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, no Sebrae e na Unifap.

Programação: Folder Seminário

Se liga no programa Entre Vistas, às 11h, na Rede Vida - canal 40, o canal da família! 

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Novembro Azul: os dados do câncer de próstata no Brasil, prevenção, diagnóstico e tratamento

Batepapo no Programa Entre Vistas com o oncologista, Dr. Gabriel Pereira sobre a Campanha Novembro Azul.
O médico fala sobre os dados do câncer de próstata no Brasil, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Às 11h.
Saúde, na Rede Vida - canal 40, "o canal da família".