terça-feira, 29 de agosto de 2017

10 de setembro: Diocese de Macapá participa da Coleta Nacional pela reforma da sede da CNBB


No dia 10 de setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB convida a Igreja Católica a participar da Coleta Nacional em favor de uma necessária e urgente reforma da sede em Brasília. A Diocese de Macapá também pede a colaboração de todas as paróquias do Estado, para a Companha Nacional que ocorrerá durante o ofertório das celebrações nas igrejas e comunidades, no próximo segundo domingo do mês.

De acordo com o bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, representante da Regional Norte II da CNBB - como acompanhante do Laicato, das CEBs [Comunidades Eclesiais de Base] e do IPAR [Instituto de Pastoral Regional] - a iniciativa “Juntos com a CNBB pela evangelização” promove a Coleta com a finalidade de levantar recursos para colaborar na reforma da sede da entidade, em Brasília, local central de encontro e serviço episcopal.

“Toda organização para poder funcionar precisa de recursos e de condições, e somos convidados a colaborar de acordo com a sensibilidade e possibilidade de cada um, para que a Igreja continue sendo missionária e atuante, diante da realidade complexa que e o Brasil vive, com todas as diferenças. E, entendemos que o trabalho da CNBB anima a Igreja toda, a Amazônia, o Amapá, e a nossa Diocese. Pedimos a sua contribuição, no dia 10 de setembro.”  Observou o bispo.

Segundo Dom Pedro, a decisão para a realização da Coleta Nacional foi tomada por todos os bispos na última Assembleia da CNBB, realizada entre 26 de abril e 5 de maio, em Aparecida - São Paulo.



Missão e projetos

Além de trabalhar intensamente pela comunhão fraterna entre seus membros, a CNBB tem como missão fomentar o estudo de temas comuns que estimulem a realização da ação evangelizadora em todo o País. A CNBB faz, também, ações concretas sociais importantes por meio da Campanha da Fraternidade, que acontece anualmente e atende projetos de amparo às famílias necessitadas em cada uma de suas edições. Já são mais de 50 anos e milhares de vidas transformadas. Lei da Ficha Limpa no campo político-social, o posicionamento responsável por parte do episcopado tem dado frutos. Um exemplo histórico foi a participação na apresentação na chamada Lei da Ficha Limpa. Grandemente responsável pela coleta de 1,5 milhão de assinaturas que resultou no Projeto de Lei, depois aprovado pelo Congresso Nacional, a CNBB também busca atuar com vigilância e zelo na busca da justiça e da paz diante do contexto político do país. A Lei da Ficha limpa é um sinal eficaz da união dos pastores da Igreja e do povo na busca pela coerência e verdade para que a política seja, de fato, um serviço à população.

Sede

A sede da entidade é localizada em Brasília, no setor de embaixadas da capital, e acolhe leigos, bispos, padres, além de mais de 80 colaboradores que trabalham na realização dos projetos e no caminho de evangelização. A construção foi feita há mais de 40 anos e está com sérios problemas.

Como doar?

No dia 10 de setembro, na Coleta Nacional, durante o ofertório, nas celebrações de todas as comunidades do Brasil, será possível fazer a oferta em prol da Campanha.



 Mônica Costa – Pascom, com informações da CNBB.




segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Cultura: 'Forasteiro' é o novo álbum do cantor e compositor Ozy Rodrigues

Conhecido pelas apresentações de rock na noite amapaense, o cantor Ozy Rodrigues chega ao seu segundo disco com um tom mais sentimental. O álbum "Forasteiro" será lançado no dia 2 de setembro, às 21h, num bar no Centro de Macapá.

Com um tom mais leve e acústico, o artista paraense flerta com outros gêneros, como a música popular brasileira e amapaense. Para isso, o show "Forasteiro" conta com a participação do conterrâneo Nilson Chaves e do amapaense Zé Miguel. "Esse álbum é muito intimista e emocional, nem tudo dá pra fazer com rock n' roll, por isso essa mudança de tom", explicou o artista.

Ozy conta que o disco revisita todas as suas vivências, desde a vida como músico, professor, artista plástico e pai. "Forasteiro" faz referência a um sentimento constante do artista, que viveu por muitos anos em outros estados brasileiros.

"Apesar de me sentir muito bem em viver no Amapá, ainda me sinto um forasteiro. Esse é um sentimento recorrente que tenho desde que saí do Pará", completou.
Mesmo com um tom mais ameno, o rock também estará presente na apresentação e os acordes ganharão mais força com as participações das bandas ManoBlues Band e Tia Biló, na qual Ozy é guitarrista e vocalista.

Serviço:
Lançamento do álbum 'Forasteiro' de Ozy Rodrigues
Data: 2 de setembro
Hora: 21h
Local: Bar O Barril, no Centro de Macapá
Mesas: R$ 120 (quatro pessoas)

Informações: (96) 99202 2676 e 98115 7421

Pesquisa: a formação histórica da região das Guianas

Vamos falar com o pesquisador, prof. Dr. Iury Cavlak, doutor em História pela Unesp de Assis. Já pesquisou as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina durante os anos de 45 e 64. 

O pesquisador vai falar das publicações dos 3 livros, e vai apresentar a Tese de Doutorado sobre a formação histórica da região das Guianas. E, sobre as pesquisas pós doutoral nos EUA sobre  os aspectos históricos  das 3 Guianas  (guiana, Suriname e Guiana Francesa ).

Além dos recortes principais : período colonial, disputas fronteiriças, formação dos Estados nacionais e independências.




Cisto mamário: prevenção, diagnóstico e tratamento

No programa Entre Vistas vamos falar com o Dr. Mauro Secco, vamos falar sobre cistos mamários: prevenção, diagnóstico e tratamento.

Se ligue na Rede Vida, às 12h,  o canal da família.

Vem chegando outubro rosa...

Beleza: Conheça os cursos profissionalizantes do Senac no Amapá

No programa Entre Vistas vamos conhecer os cursos profissionalizantes do Senac no Amapá, com a instrutora Regina Lima.


Empreendedorismo no campo da Moda, com Hélia Ribeiro

No programa Entre Vistas vamos falar com a instrutora de moda do Senac, Hélia Ribeiro,  sobre o empreendedorismo no campo da moda e seguimentos de beleza.


Mestrado profissional em História, com prof. Dr. Iuri Cavlak

Entrevista com o coordenador do curso de Metrado em História, prof. Dr. Iuri Cavlak, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).  O coordenador vai falar sobre as vagas abertas para o curso de mestrado profissional em História (ProfHistória).  As inscrições podem ser feitas 28 de agosto a 28 de setembro.

O Mestrado é ofertado pelo segundo ano, especificamente para professores de História. De acordo professor Iuri, haverá somente a prova com 20 questões, e, não haverá prova de língua estrangeira e não haverá a apresentação de pré-projetos.

Assista o programa Entre Vistas com mônica Nascos, na Rede Vida, canal 40, o canal da família!


Pastoral da Juventude no campo rural, com Whingleson Rocha

Hoje no programa Entre Vistas vamos conhecer a nova coordenação da Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá, os projetos e a missão,  com os jovens coordenadores Luciano Tavares e Whingleson Rocha.

Vamos falar sobre os desafios que a juventude vem enfrentando no âmbito social e eclesial, como falar de Deus para os jovens nos dias de hoje? 

Vamos falar sobre  Juventude e a política, protagonismo juvenil e  vamos conhecer a Pastoral da Juventude no campo Rural. 

Às 12h!
Se liga na Rede Vida, canal 40, "o canal da família" 



Juventude, política e o protagonismo juvenil, com Luciano Tavares

Hoje no programa Entre Vistas vamos conhecer a nova coordenação da Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá, os projetos e a missão,  com os jovens coordenadores Luciano Tavares e Whingleson Rocha.

Vamos falar sobre os desafios que a juventude vem enfrentando no âmbito social e eclesial, como falar de Deus para os jovens nos dias de hoje? 

Vamos falar sobre  Juventude e a política, protagonismo juvenil e  vamos conhecer a Pastoral da Juventude no campo Rural. 

Às 12h!
Se liga na Rede Vida, canal 40, "o canal da família" 




domingo, 20 de agosto de 2017

Fórum Sebrae de Conhecimento promove ‘Inspiração para Carreiras e Negócios’

No programa Entre Vistas desta segunda-feira, na Rede Vida, vamos falar com a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar sobre o Fórum de Conhecimento que dará início no dia 29 de agosto e segue até o dia 1° de setembro, na Sede do Sebrae em Macapá.

Fórum Sebrae de Conhecimento promove temas importantes de ‘Inspiração para Carreiras e Negócios’ com o intuito de capacitar empreendedores, educadores e profissionais liberais para tomar boas decisões em suas carreiras e negócios.

O Fórum Sebrae de Conhecimento traz ao Amapá a palestrante motivacional, escritora, especialista em medicina comportamental, Leila Navarro – ‘Como Motivar-se para Enfrentar Crises e Problemas’; o psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e pesquisador, Augusto Cury – ‘Ansiedade: Como enfrentar o mal do século’; a jornalista e correspondente da BBC de Londres, Salette Lemos – ‘Cenário Econômico Brasileiro e Perspectivas para o Mercado’; e o jornalista e repórter de televisão, Caco Barcellos – ‘Lideranças para diferentes gerações’.


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Blog em manutenção, até breve!

Amigos, estamos em manutenção deste blog, a partir do dia 21 as notícias serão atualizadas.

Mas, fiquem ligados no canal da família, às 12 h. Todos os dias, de segunda a sexta-feira temos entrevistas sobre diferentes temas.

Sugestões de entrevistas? Ligue 991807036

Programa Entre Vistas!

Esporte: Tênis de Mesa no Amapá

Vamos falar sobre o Tênis de Mesa no Amapá. 

Vamos falar de meio ambiente?

Com o Professor Me. Vitor Nery, pesquisador da Universidade Estadual do Amapá, vamos falar sobre o III encontro saberes e vivências socioambientais e educativas na Amazônia amapaense.

Fórum Sebrae de Conhecimento será abordado no programa Entre Vistas

#Gravação Em entrevista para o programa Entre Vistas, a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar vai falar do Fórum Sebrae de Conhecimento e das ações voltadas ao fomento do empreendedorismo realizadas pelo Sebrae.

Gravação com os jovens da Pastoral da Juventude

A nova coordenação da Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá esteve na Rede Vida gravando para o Programa Entre Vistas.

As ações do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis do Estado do Amapá

No Programa Entre Vistas de hoje, o bate-papo será com o  jornalista do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis do Estado do Amapá (Sindsep), Valdecir Bitencourt.
Mais de 9 mil servidores estão registrados no Sindsep, então vamos conhecer as ações do Sindicato, as novas programações para o segundo semestre.
Se liga na Rede Vida - canal 40 - "O canal da família"

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Vocação: "Não tenha medo de dizer sim para Deus" diz irmã Geane Alves

As Irmãs Servas da Caridade cuidam de 1.023 crianças carentes, em quatro creches administradas pela Igreja Católica no Amapá.  Crianças de 3 a 5 anos de idade recebem ajuda da Igreja e da  sociedade, nos bairros Marabaixo, Jardim Felicidade, Zerão e no município de Santana.

Saiba como você também pode ajudar as crianças... informações 991360104 

Neste mês vocacional, a coordenadora das Obras Sociais da Diocese de Macapá, Irmã Geane Alves também vai falar sobre vocação matrimonial, sacerdotal, religiosa e laicato.

Vamos conhecer  os trabalhos desenvolvidos pelas Irmãs Servas da Caridade. 

Vamos conhecer a vocação da Irmã Geane Alves? Ela deixou o noivo aos 19 anos, para se casar com Cristo! 
Se ligue às 12h, na Rede Vida - canal 40, o canal da família. 
Programa Entre Vistas com Mônica Nascos.  



Fórum Social Pan-Amazônico no Amapá

Hoje, no canal da Família o nosso bate-papo será com o representante do comitê do Fórum Social Pan-Amazônico no Amapá, Wemerson Santos.

Vamos conhecer o evento-processo que visa articular os movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos originais dos nove países da Bacia Amazônica, com o objetivo discutir alternativas que construam a justiça e a igualdade social.

O Fórum Social Pan-Amazônico no Amapá vai participar do 23º Grito dos Excluídos, no Eixo 3, “Estado fomentador de Violência”.

Se liga às 12 h, no programa Entre Vistas com Mônica Nascos, na Rede Vida, canal 40, o canal da Família!


segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Educação: A universidade na comunidade com a Profa. Dra Simone Walckoff

Hoje, no canal da Família o nosso bate-papo será com a professora Dra. Simone Walckoff, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco. A professora realizou o seu mestrado e doutorou-se pela PUC São Paulo e realizou o estágio de Pós-doutoramento na USP.

A professora Simone Walckoff vem se ocupando especialmente com o tema da função da universidade na comunidade e, por essa razão, seus trabalhos vêm se concentrando em projetos de pesquisa e extensão universitária.

Assuntos como a importância da extensão universitária para a comunidade bem como para a própria universidade;

Como a extensão universitária pode ser realizada com o intuito do benefício para ambas as partes, ou seja, comunidade e universidade?


Vamos falar também sobre as publicações de Simone Walckoff em 2 livros: Prática Psicológica em Instituições: diversas perspectivas, e Reflexões Sobre a Ciência: Diferentes Perspectivas.

Se liga no programa Entre Vistas com Mônica Nascos, na Rede Vida, canal 40, o canal da Família! 

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Igreja Católica no Amapá realiza o 23º Grito dos Excluídos com tema “Vida em 1º lugar! Por direito e democracia a luta é todo dia”

Hoje vamos falar com o presidente do Conselho Diocesano de Leigos (CDL), Miguel Soares, sobre o 23º Grito dos Excluídos/as, com tema “Vida em 1º lugar! Por direito e democracia a luta é todo dia”. 

Este ano de 2017, a sociedade é alertada para a urgência da organização e luta popular frente à conjuntura em que o país vive hoje. Todo conteúdo está sendo abordado em todo Brasil, dividido em 7 eixos temáticos, que será refletido no dia 2 de setembro, na Igreja Santa Cristina, bairro Ilha Mirim, e segue até a Igreja Rainha da Paz, no Infraero II. 

Se ligue na Rede Vida, Programa Entre Vistas com Mônica Nascos, às 12h.